quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Avaliação e auto-avaliação

Estimados alunos, 

Gostaria de reforçar que haverá aula normal no dia 27/01/2014, das 18h00min às 22h00min, na Sala de  Informática do CEDUC, conforme planejamento informado anteriormente. Será a última aula do semestre, completando a carga horária de 60 horas desta disciplina.

Solicito você publique neste blog da Disciplina, um texto de avaliação e auto-avaliação do estudo da Disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação-PE419, ofertado pelo curso de Pedagogia aos alunos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFRR/2013.2. Esta avaliação foi adaptada do Curso de Especialização Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas/IdA/UnB. (ARTEDUCA, 2005).
Você deverá avaliar os seguintes aspectos (escreva em forma de texto):
  • O conteúdo estudado e a estratégia/metodologia utilizada pela professora no desenvolvimento da disciplina.
  • O acompanhamento e apoio da professora nas atividades aplicadas.
  • Farão, também, uma auto-avaliação da sua participação.
  • Criticas e sugestões de melhorias para a próxima oferta.
Para publicar sua avaliação e auto-avaliação, clique em “comentários” logo abaixo desta mensagem, digite seu texto, clique em “Postar comentário”. 
Foi um prazer estar com vocês durante este semestre. Desejo muito sucesso!! 

Estou a disposição.

Abraços,
Prof.ª MSc. Teresa Kátia Alves de Albuquerque

Referência: ARTEDUCA. Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas. 2005. Disponível em: <http://www.arteduca.unb.br/>. Acesso em: 01 fev. 2005.

PRAZO DE ENTREGA: 27/01/2014

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. A disciplina TICs, foi abordada de uma forma metodológica bem apropriada a sua ementa que contempla : “A Mídia e a Educação implicações e repercussões na sociedade e na escola. Problematizar e tratar sobre a apropriação das novas tecnologias na sociedade contemporânea, bem como estabelecer estudos sobre o uso destes recursos na educação, concepções, teorias, tendências e metodologias. Educação à Distância: princípios, métodos e organização pedagógica da Educação à Distância.” (Plano de Ensino e Ementas da Disciplina).
    Ainda falando sobre a metodologia da disciplina, tivemos aulas no laboratório de informática, a professora sempre que necessário usava um Datashow, através do qual nos orientava com relação a prática, que representava a criação de um blog como instrumento de registro de atividades, o acesso a conteúdos relacionados com a disciplina e a análise e postagem de atividades propostas. Realizamos ainda um trabalho voltado a pesquisa, em algumas instituições que desempenham funções relacionadas com tecnologias educacionais, pesquisas essas que foram compiladas em relatórios publicados nos blogs de cada aluno. A professora sempre estava buscando maneiras de nos auxiliar no processo de ensino aprendizagem, isso com orientações em sala de aula, no blog principal e até mesmo através de e-mails.
    Quanto ao meu desempenho julgo ter conseguido um bom aproveitamento na disciplina, realizei todas as atividades propostas e sempre que possível também em sala de aula prestava auxilio aos colegas de turma, infelizmente devido a problemas de saúde não pude esta presente nas últimas aulas, porém mesmo não estando presente nas aulas através de orientações por e-mail da professora consegui finalizar essa última atividade.
    Quanto a melhorias nas aulas, não tenho nada a acrescentar, pois gosto muito desse formato de blogs.

    ResponderExcluir
  3. O conteúdo da disciplina de TIC`s foi abordado de forma coerente com a quantidade de assunto que deveríamos conhecer e o tempo que tivemos para tal. Tivemos alguns contratempos, mas nada que interrompesse o planejado. A metodologia adotada pela professora foi importante e interessante do ponto de vista que a área de tecnologia voltada para a educação é muito ampla e montar uma estratégia para apresentar as novas mídias exige um poder de síntese muito grande. O acompanhamento e apoio da docente foi indispensável na sala de aula, mesmo se disponibilizando, perdi a oportunidade de tê-la procurado mais principalmente sobre o seminário. Da minha participação posso citar dois momentos: O primeiro em sala de aula, como aluna que tenta entender o que está sendo transmitido, perguntando e contribuindo. O segundo, no cumprimento das atividades, creio que ao realizá-las em sala tenho mais proveito, me incomoda atrasá-las.Quanto à tecnologia minha insegurança em utilizá-la era resultado do meu desconhecimento das possibilidades que as novas mídias podiam me proporcionar. Gostei do formato da aula e do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A disciplina ministrada pela professora Teresa Katia, é muito importante pois sabemos como somos carentes de informaçao nessa area de informatica e tecnologia. Por isso acredito que as aulas foram muito bem planejadas, foi percebido que durante o planejamento a professora se atentou para as especificidades da turma, foi realmente muito interessante pois nunca havia criando um blog. Em relaçao a minha auto avaliaçao, acredito que no começo demosntrei muita inseguranca, mas com o tempo pude supera-las. pois o acompanhamento da professora me fez sentir mais a vontade e segura. Obs: quero parabenizar a professora pela pesquisa interessantíssima do mestrado.

      Excluir
  4. Durante a disciplina foi interessante ver uma nova perspectiva da tecnologia em relação a educação, onde podemos e devemos utilizá-la pois nossos discentes vão se atualizando e nós futuros docentes devemos ver algo que um dia foi visto como um divisor de águas, um inimigo, devemos transformá-lo em um útil aliado. A disciplina me adicionou muito numa nova visão sobre esses benefícios.

    ResponderExcluir
  5. Achei bem importante essa disciplina principalmente porque aprendi a fazer um blog e este blog tem sido ferramenta de trabalho e divulgação de meus trabalhos como professora de artes. Futuramente estarei expondo trabalhos de alunos para fins de troca com outros professores na web.
    A professora foi muito paciente e flexível, o que nos ajudou no desenvolver da aula. Tivemos poucas aulas teóricas o que achei muito bom, tudo foi muito baseado em aulas práticas , pesquisas, exercícios e atividades em sala de aula.
    Quanto a mim, acredito ter absorvido o máximo que pude, mesmo deixando a desejar na situação de assiduidade. Aprendi muito e já posso colocar em prática nas minhas aulas.

    ResponderExcluir
  6. A disciplina TIC's ministrada pela professora Teresa Katia abordou assuntos diversos e interessantes na área da tecnologia da informação voltado para a educação, o que torna o conteúdo útil para nós que somos académicos do curso de licenciatura em Artes Visuais, nos possibilitando conhecer, aprender e utilizar as ferramentas que são essenciais já que seremos professores.
    O conteúdo abordado de forma dinâmica, através de atividades onlines, foi uma boa metodologia, já que tivemos a oportunidade de conhecer e pesquisar novos assuntos referentes a tecnologia e informática educacional.
    A professora sempre presente, passava as atividades e também acompanhava as tarefas de forma presencial ou através de e-mail.
    Foi umas das disciplinas que mais participei durante este semestre de 2013/2014, já que trabalho com informática, logo, acredito que tive um bom aproveitamento e senti um interesse quase que espontâneo pelas atividades desenvolvidas nesta disciplina. Agradeço a todos os colegas da turma que fizeram algum trabalho em grupo comigo e a Profª Tereza Katia pelo desempenho como dominou o conteúdo e na forma como tratou esta turma de artes visuais.

    ResponderExcluir