sábado, 21 de setembro de 2013

Plano de Ensino e Ementas da Disciplina

Universidade Federal de Roraima
Centro de Educação
Curso de Pedagogia

                   PLANO DE ENSINO



               PRÉ-REQUESITO

CÓDIGO
DISCIPLINA
CARGA HORÁRIA
------------
PE419
Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada à Educação
60
PROFESSOR(A)

SEMESTRE LETIVO
HORÁRIO
Teresa Kátia Alves de Albuquerque
2013.2
Segunda-feira: 18:00  às 22:00 horas



               EMENTA

A Mídia e a Educação implicações e repercussões  na sociedade e na escola. Problematizar e tratar sobre a apropriação das novas tecnologias na sociedade contemporânea, bem como estabelecer estudos sobre o uso destes recursos na educação, concepções, teorias, tendências e metodologias. Educação à Distância: princípios, métodos e organização pedagógica da Educação à Distância.



MÊS/DIA

2h/aula
No DE AULA
OBJETIVO
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Setembro
Dias: 23, 30


Outubro
Dias: 7, 14, 21, 28


Novembro
Dias: 4, 11, 18, 25



Dezembro
Dias: 2, 9, 16, 23, 30

Janeiro
Dias: 6, 13, 20, 27


 60 aulas 1h/aula
- Conhecer os conceitos básicos e avançados das tecnologias mais utilizadas na educação, bem como discutir sobre as novas competências necessárias ao educador do futuro.


- Analisar o potencial dos programas governamentais e de outras propostas significativas, para a implementação e dinamização do uso das tecnologias nas escolas.

- Oferecer subsídios aos professores no que diz respeito a projetos de ensino e aprendizagem com o uso das novas tecnologias no ambiente escolar.

- Utilizar pedagogicamente o blog na publicação de: conteúdo curricular, apoio às atividades de classe, registro de projeto, disciplina.
- Tecnologia Educacional, conceitos básicos, suas transformações e relações.
- Meios e tecnologias de comunicação e informação na sociedade e na educação escolar: breve histórico da Informática no Brasil
- Mídias na Educação


- As tecnologias contemporâneas no contexto de trabalho: O Rádio Escola, o TV Escola, Internet,  





- Pedagogia dos projetos





- Uso do Blog como uma ferramenta pedagógica.
- Divulgar os trabalhos pedagógicos por meio do blog: extos, filmes, animações, entre outros.
- Criar um blog que atenda a quatro requisitos básicos: possuir objetivo claro; público alvo; conteúdo; e manter atualizado.


                        METODOLOGIA

Aulas teórico-práticas. Análise de textos e comunicação via Internet sobre o conteúdo. Produção de audiovisuais e multimídia. Estudos de campo em Secretarias Estaduais ou Municipais de Educação e/ou junto a algumas unidades escolares da cidade. Apresentação de Seminários. Criação de blog.



AVALIAÇÃO
INSTRUMENTO
DATA
Serão realizadas três avaliações
1. SEMINÁRIOS – Trabalho em Equipe -
Trabalho Escrito: 16/11/2013 Apresentações: 16/12/2013

2. BLOG PEDAGÓGICO – Individual 

Entrega e Apresentação: 06/01/2014

3. TRABALHOS/AVALIAÇÃO – Individual
Avaliação contínua



               REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA

ALBUQUERQUE, Teresa Kátia e MATTER, Nely.. Unidade 1 – Tecnologias e mídias contemporâneas na educação. In: CAMPELLO, Sheila Maria Conde Rocha e GUIMARÃES, Leda Maria de Barros. Módulo 12 – Tecnologias contemporâneas na escola 2. Brasília: LGE Editora, 2010.
BELLONI, Maria Luiza. O que é Mídia educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2001
COX, Kenia Kodel. Informática na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, 87).
FARIA FILHO,  Luciano Mendes. As novas Tecnologias e a Pesquisa em história da educação.  Campinas, SP: Autores Associados; Bragança paulista, SP: Universidade São Francisco, 2000.
FERRETEI, Celso João. O trabalho como princípio educativo frente as novas tecnologias. Petrópolis, RJ : Vozes, 1994.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Televisão & Educação: fruir e pensar a TV. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

FOCKING, Gerson. P.; ALBUQUERQUE, Teresa Kátia Alves de. Informática aplicada. Palmas-TO: Instituto Federal Tocatins,, 2011 (Caderno de Informática).
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.
________O que é virtual. (trad. Paulo Neves). São Paulo: Editora 34, 1996.
SAMPAIO, Marisa Narcizo; LEITE, Lígia Silva. Alfabetização tecnológica do professor. Petrópolis: Vozes, 1999.
TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na educação: professor na atualidade. São Paulo: Érica, 1998.
VALENTE, José Armando; PRADO, Maria Elisabette B. Brito; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini (org). Educação a Distância Via Internet. São Paulo: Avercamp. 2003.

Complementar:
LEVY, Pierre. A nova relação com o saber.  In <portoweb.com.br/PierreLevy>
MORAES; Maria C. O paradigma educacional emergente. 3 ed. Capinas: Papirus, 1997.
MORAN, José M e MASSETO, Marcos  e BEHRENS, Maria Aparecida. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 3 ed. Campinas: Papirus, 2000.
VALENTE, José Antonio (org). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999.
RAMALHO, José Antonio. Introdução à informática: teoria e prática. São Paulo: Berkeley, 2000.

    




Professor (a)                                            Chefe do Departamento





_______________________                   ______________________________

Teresa Kátia Alves de Albuquerque              Ana Claúdia Paula do Carmo


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário